A importância do crachá para a empresa

 O item facilita a identificação do profissional e garante a segurança no ambiente de trabalho

Crachá. Quantas controvérsias estão por trás dessa palavrinha. Todos os dias as empresas lidam com a recusa de funcionários e visitantes no uso do crachá. Mas o que os colaboradores não percebem é que a identificação funcional é importantíssima para garantir a segurança no ambiente de trabalho. 

Imagina uma empresa que não exige a utilização do crachá personalizado. Com certeza, qualquer pessoa pode transitar por ela e isso pode causar muitos problemas, como furtos, roubo de dados, entre outros.  

Além de identificar funcionários e visitantes, garantindo segurança, o crachá traz outros benefícios para a empresa. 

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O crachá pode ser utilizado também para registrar o ponto no relógio de ponto e por aplicativo ponto web:

Registro do ponto: Já se foi a época em que o empregado tinha itens diferentes para se identificar e para bater o ponto. As empresas que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela Portaria 1510 do Ministério do Trabalho, podem utilizar o sistema eletrônico de controle do ponto.

É aí que surge a necessidade de usar um crachá personalizado que também tenha a função de registrar a jornada de trabalho. O crachá de proximidade para esse tipo de sistema possibilita contar horas trabalhadas, ausências, afastamentos, horas extras e outros dados exigidos pela legislação trabalhista.

Registro de ponto web

O QRCode além do reconhecimento facial é uma das opções mais seguras que existem, e no momento do registro de ponto, uma foto é tirada para proteger a empresa de possíveis fraudes.

O registro de ponto no ponto web  feito por uma espécie de código de barras que contém as informações do colaborador, como o PIS, numero identificador ou número da folha por exemplo

Ponto Web

O chamado sistema de controle de ponto online é um software para computadores, smartphones e tablets projetado especificamente para planejar e gerenciar pontos de funcionários. Ao identificar a localização geográfica, o aplicativo pode gravar compromissos sem interferência humana.

Esses dados são, então, passados para um sistema em nuvem, que armazena os dados e permite que os gerentes e trabalhadores responsáveis pelo departamento de recursos humanos façam as próprias consultas.

O ponto web pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo registrado, permitindo que os funcionários agendem seu acesso fora da sede (ou em várias sedes, escritórios domésticos e trabalhando com clientes). Como resultado, as empresas que têm dificuldade em mover funcionários inteiros para o mesmo ambiente para registro podem se beneficiar da flexibilidade dos aplicativos de controle móvel.

Ponto Web a Melhor Opção para Gerenciar a folha de ponto em poucos cliques

Com o Ponto Web você visualiza a jornada de trabalho de todos os seus colaboradores de uma forma transparente, tornando o gerenciamento mais simples e prático.
Além disso, para colaboradores externos, como vendedores, você conta com o serviço que permite registro de ponto pelo celular usando um aplicativo, direto do celular, ainda que o mesmo esteja off-line. É máxima automação para o fechamento da folha de pagamento!
Sabe o que é melhor? Tudo em uma interface limpa e fácil de utilizar, seja pelo computador, tablet ou smartphone.
 
Ponto Web pela Internet

Importante mencionar que o controle de ponto online tem custos mais baixos e está completamente dentro do escopo da lei. No entanto, você precisa entender mais vantagens. Por estar conectada à internet, a solução facilita o registro de funcionários. Além disso, ele também pode marcar compromissos automaticamente, o que facilita o gerenciamento de turnos, horários e até a organização de horas de trabalho.

Portanto, o controle de ponto online pleo ponto web também pode otimizar processos ao calcular planejamentos. Do trabalho diário dos funcionários ao cumprimento das tarefas e obrigações de gerenciamento dos empregadores, essa tecnologia se tornou  aliada do trabalho diário da empresa.

O trabalho remoto deve continuar

Apesar das dificuldades, muitas empresas estão se adaptando a esse novo modelo de serviço e podem optar por continuar funcionando remotamente mesmo após o fim da pandemia do novo coronavírus. Quando isso for possível, o modelo híbrido, misturando dias em casa e dias em escritórios, pode ser comum. 

De acordo com um estudo realizado pelo MIT Technology Review Brasil, cerca de 86% dos profissionais entrevistados desejam trabalhar remotamente quando as restrições de isolamento forem flexibilizadas. A pesquisa foi realizada com 1.400 pessoas, e dessas, 93,5% pretendem seguir em um regime híbrido futuramente. A opção apresenta alguns benefícios:

  • comodidade;
  • flexibilidade;
  • economia;
  • conforto;
  • e qualidade de vida.
As horas no trânsito passam a ser menores, os gastos são reduzidos e o conforto que pode faltar em um escritório, pode ser facilmente resolvido de acordo com as adaptações feitas em casa. 

Todos os entrevistados acreditam que as empresas adotarão a forma do trabalho híbrido assim que possível e as instituições demonstram estar dispostas a concordar com esse desejo de seus funcionários. O estudo mostra que 80% das empresas brasileiras devem seguir com alguma opção de home office pós covid-19.

Formas de controle 

Diante deste cenário, diferentes técnicas e tecnologias estão sendo utilizadas para enfrentar os desafios. As organizações precisaram se reinventar e passaram a utilizar das inovações tecnológicas para realizar reuniões como o controle de ponto online, receber resultados de trabalhos, controlar o expediente, etc. Dessa forma, garantem o desenvolvimento e continuidade de negócios para se manterem ativas e antagonistas. 

Diversas empresas passaram a buscar soluções para acompanhar e registrar o horário de trabalho de seus funcionários. Uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa do ramo de consultoria e pesquisa, concluiu que mais de 50% dos trabalhos estão sendo acompanhados de forma não tradicional, e muitas vezes, de maneiras invasivas. As técnicas são muitas, por exemplo: 

  • Tracking (monitoramento) de uso do teclado;
  • Compartilhamento de tela;
  • Histórico do computador;
  • Utilização da webcam durante expediente; 
  • Monitoramento via Zoom;
  • Relatórios diários, semanais ou mensais. 
Alguns desses comportamentos podem desmotivar os funcionários, que passam a sentir que estão sendo vigiados, controlados e abrindo mão de uma liberdade que o trabalho home office acaba oferecendo. Essa atitude pode atrapalhar no desempenho profissional e na motivação de realizar uma tarefa apresentando bons resultados, prejudicando diretamente a empresa. 

A solução eficaz para essa situação é adotar os sistemas de ponto online, os atuais “web pontos”. Dessa forma, é possível visualizar a jornada de trabalho de uma maneira prática e simples, que remete ao trabalho presencial. Otimizando o tempo e resultados. 

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